Bem-vindos à nova dimensão... seqüenciador de sonhos online.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Lendas *à fogueira*



"Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual."

De acordo com o folclore judaico, Lilith teria sido a primeira mulher criada por Deus, ela também do barro, e não de uma costela de Adão. Teria se rebelado contra a posição que era esperada dela, deixando o paraíso por conta própria, vociferando contra o Criador. Deus então enviaria três de seus anjos: Sanvi, Sansavi e Samangelaf, para tentar convencê-la a retornar, chegando a ameaçá-la: "Se desobedeces e não voltas, será a morte para ti."

Uma outra versão diz que os anjos mataram os filhos que ela tivera com Adão. Que transformada por aquele ato, ela teria se voltado então, tentando matar os filhos de Adão com sua segunda esposa, Eva.

Está escrito que Samael - o tentador - junto com sua mulher Lilith, tramou a sedução do primeiro casal humano. Não foi grande o trabalho que Lilith teve para corromper a virtude de Adão, por ela maculada com seu beijo. O belo arcanjo Samael fez o mesmo para desonrar Eva e essa se tornaria a causa da mortalidade humana. Segundo a mesma crença, esses dois seres serão aniquilados no fim dos tempos: "Nos tempos que virão, o Altíssimo decapitará o ímpio Samael, pois está escrito: 'Nesse tempo Jeová com sua espada terrível visitará Leviatã, a serpente insinuante que é Samael e Leviatã, a cobra tortuosa que é Lilith'"

------------------

Imagem: Lilith , de ~GENZOMAN

2 comentários:

Anônimo disse...

Nooooooossaaaaaa *-* eu conhecia apenas uma dessas "versões" o-o que legal. Adorei a imagme e roubei pra mim =D. Masssssss.. num sei muito o que falar.. só que se "do pó saímos, e ao pó retornarremos pq tantas pessoas fazem questão de querer ser superior se no final vai tudo pro mesmo buraco?" 8D. Beijos e uma boa noite!

Anônimo disse...

quantas vezes estive por aqui? quantas vezes deslizei meus dedos por estas linhas que apenas pertencem a ti. Ah! meu doce e amado Troll, meus olhos ávidos não conseguem ficar por muito tempo longe, mesmo quando estou "cega temporariamente". Nestes tempos delieto-me com as palavras provenientes de teus lábios, enquanto sussurras para mim tuas palavras. Sim.. a revolta de Lilith é merecida e apenas alguém como Samael, poderia estar a altura da verdadeira mulher que ela é.